Sobre Nossa Senhora dos Prazeres e a Paróquia

A  História de Nossa Senhora dos Prazeres

Dom Matias Figueiredo, Bispo de Olinda e de quase todo o Nordeste, elevou Goianinha à categoria de Paróquia em 1698. Designou Nossa Senhora dos Prazeres para ser a nossa Padroeira.

Desde o século XIV, Portugal venerava as Alegrias de Nossa Senhora. No entanto, foi no século XVI, na chácara dos Condes de Alcântara que, segundo uma tradição, encontraram uma imagem da mãe de Cristo, perto de uma fonte. Os fiéis começaram a fazer suas orações. Bebiam as águas que se tornaram miraculosas, curando as doenças.

Também, contam que Nossa Senhora apareceu a uma menina e lhe pediu que se construíssem ali uma igreja. Também, que ela fosse invocada com o nome de Nossa Senhora dos Prazeres.

Por que essa invocação? São as alegrias pela Ressurreição de Jesus. Por isso, a sua festa se celebra, começando no domingo de Páscoa.

Assim como existem as sete dores de Maria, também existem as sete alegrias: a anunciação do anjo, a saudação de Santa Isabel, o nascimento de Jesus, a visita dos Reis Magos, o encontro no templo entre os doutores, o aparecimento do Cristo Ressuscitado e a sua glorificação no Céu.

Quando Pedro Álvares Cabral chegou à nossa terra e veio a expedição de Gaspar Lemos com Américo Vespúcio a Touros em 1501, Portugal não tinha condições de colonizar o Brasil. Daí as invasões dos franceses e dos holandeses. Expulsos esses últimos em 1654, vieram os missionários para catequizar e educar os nativos. Os jesuítas ES estabeleceram em Arez, para cuidar de nossa região.

Durante a permanência dos holandeses no Nordeste, segundo uma tradição, os nacionais se estabeleceram na atual Rua da Parada. Houve um combate com os holandeses nas vizinhanças da Lagoa da Batalha. Uma senhora de azul e branco apanhava areias com uma cuité e as entregava transformadas em pólvora aos brasileiros que venceram a batalha. Essa senhora seria a futura padroeira de Goianinha.

Caso semelhante se realizou em Guararapes, Pernambuco e no Maranhão contra os franceses, sendo que nesse último, ela se chama Nossa Senhora da Vitória, a padroeira.

Eis aqui o resumo da história de Nossa Senhora dos Prazeres, que há 321 anos, é a padroeira da Paróquia de Goianinha, que a veneramos e todos os anos, celebramos a sua festa, nos alegrando com a Ressurreição de Jesus, seu divino Filho.

Oração à Nossa Senhora dos Prazeres

Nossa Senhora dos Prazeres, foste o amparo e proteção do vosso divino Filho, desde a infância ao pé da cruz, vendo tanto sofrimento pela nossa salvação. Mas deste sofrimento, surgiu a alegria diante do triunfo de Cristo ressuscitado. Concedei-nos de Deus perdão pelas faltas, perseverança na fé, desejo de salvação e maiores graças. Fazei que todos nós, nesta Paróquia, participemos melhor das alegrias pascais e em agradecimento vos tributemos louvores. Amém!

Hino da Padroeira

1. Santa Maria, Mãe de Deus / parabéns vos sejam dados / pois o vosso sacro Filho / apareceu ressuscitado.

Ó Virgem dos Prazeres, / Mãe da eterna luz, / fazei-nos participantes / da glória do vosso Jesus.

2. Exultai, Ó Mãe Santíssima, / que o vosso Filho chorado. / Com o vosso amargo pranto / apareceu ressuscitado.

3. Exultai, Ó Mãe Santíssima, / que o vosso Filho amado. / Que viste morrer na cruz / apareceu ressuscitado.

4. Exultai, Ó Mãe Santíssima, / vosso Filho sepultado. / Surgindo da campa fria / apareceu ressuscitado.

Ó Mãe de Deus alcançai-nos/ de vosso Filho o perdão./Para que sejamos dignos/de gozar a salvação.

História do Projeto

Nessa seção você pode descrever a história do projeto e explicar as razões de sua criação. É conveniente mencionar os marcos importantes e as pessoas de honra que participam.

Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres

Goianinha - Rio Grande do Norte